segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Análise do MOOC


O OLDS MOOC

 Esta atividade veio relembrar e por em prática o meu inglês, e inseriu-me num ambiente que nunca tinha estado uma atividade em que abordamos o “learning design” num ambiente completamente virtual numa escala mundial. A minha fase inicial no mooc foi muto complicada, não entendia o sistema, não percebia o cloudworks, tinha muitas dificuldades em perceber como teria de realizar as tarefas e de como organizar o meu portefólio, noentanto engrenei e comecei a fazer algum trabalho que se visse. Só na semana três é que se começou a fazer luz no meu cloudworks e mesmo tendo participado em grupos do google e do facebook, tive alguma dificuldade em fazer parte de um grupo de trabalho. Mesmo assim à medida que o trabalho se foi desenrolando, o curso tornou-se mais claro e passadas muitas hora em volta do mooc lá fui fazendo as atividades e conseguindo receber os feedbacks do que ia fazendo. A utilização de novas ferramentas abordadas no curso, que irei explorar melhor quando mais tempo tiver, o meu learning design começou a tomar forma e o meu projeto ficou em esboço. Criei as minhas “personas”, criei alguns slideshares sobre o meu projeto o “pedagogical pattern collecttor” e o “balsamic” surgiram para me ajudar no desenho da atividade e na forma de planificá-la. Tudo isto foi por mim descoberto à medida que o mooc se desenvolveu e partilhei opiniões e “posts” com pessoas do mundo inteiro. Foi do mais fantástico que já viví, esta reflexão de saber com pessoas do mundo. Os Hangout que surgiram o fim de cada semana também aclararam a minha participação neste curso e orientavam-me no objetivo “Learning Design”.

Estive sempre atento às indicações que eram feitas nos "google annoucers" e estive presente, sempre que possível e pertinente, nas "opens discussions".

Recebi algumas boas dicas por parte dos participantes e fui fazendo ajustes ao meu "earning design"à medida que este se ía tornando mais claro na minha cabeça.

Tive muitas dificuldades em criar um ciclo de pessoas para trabalhar mas aqui e alí, fui fazendo ligações e contactos de forma a não perder o rumo. Participei no grupo criado no facebook para debater o olds mooc 2013 em http://www.facebook.com/#!/groups/oldsmooc2013/ , e num grupo criado por mim o https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!forum/21st-century-e-learning. .
Realço o bom trabalho dos organizadores em torno da forma como incentivaram o trabalho colaborativo entre os participantes de modo a ser debatido conhecimento, sobre diversos pontos de vista, onde se construiu conhecimento individual e de forma cooperativa, onde resultaram algumas comunidades de aprendizagem.

Como parte positiva saliento todo o curso e a boa reflexão que se fez sobre os "learning design", onde há muito mais ainda para dizer e refletir.

Saliento como parte menos boa a organização do curso que se fossem desde logo criados grupos de trabalho seria mais fácil de encontrar parceiros e debater melhor os temas ou as propostas.

Realço que os orientadores desta atividade, Mooc, estiveram muito ativos no curso, o que fez com que o design não se perdesse, mas como cada um tinha um tema distinto dos outros penso que a orgânica não foi a melhor, pois existiram muitas perdas nos temas a abordar e a desenhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário