sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Digital Stroytelling. Licenças Criative Commons.

É natural contar histórias. Toda a vida em todo o lado e desde muito pequeninos esta é uma prática comum. Começamos por ouvi-las oralmente, depois foram passadas para papel, e com o evoluir natural da sociedade, passaram para jornais, televisão e hoje é natural vê-las na Internet ou seja em Digital Stroytelling. Isto mais não é do que combinar a arte de contar histórias aplicando-as num contexto multimédia. Contrói-se um  vídeo, geralmente curto  que tem imagens e som  para passar a história. Devemos nas narrativas digitais formar o texto através de um “script” com o objetivo de dar  ao leitor  conhecimento sobre a vida de personagens e sobre um conteúdo didático, que se pretende ou possa trabalhar. Deve existir um narrador, que geralmente é o autor, a voz gravada da pessoa em questão,  música, recursos e ainda o tempo.
 
Podemos afirmar que este Digital Stroytelling, vem ser mais um agente facilitador na aprendizagem, quem sabe se não são um "Virtual Learning Environment"?
 
Criação educativa aparece cada vez mais de todo o lado, de vários meios de divulgação, e surgem-nos na rede com muita abundância. 
Na Criative Commons  o objetivo é  mostrar trabalhos de forma aberta na internet sem que o autor seja posto em causa ou até seja plagiado. Nas licenças Criative Commons temos a apresentação de várias vantagens competitivas que a transforma numa das ferramentas mais capazes de desenvolver e melhorar os recursos educativos por parte dos autores, intervenientes, já que possibilitam um desenvolvimento, complementação e elaboração continua de tarefas ou obras. A grande vantagem das licenças Criative Commons é a conciliação de tecnologia com direitos de autor. Desta forma é possível  a circulação de obras com possibilidade de serem copiadas, distribuídas, reutilizadas, salvaguardando o autor permitindo uma aprendizagem colaborativa e complementar.

Sem comentários:

Enviar um comentário