sábado, 22 de dezembro de 2012

O meu PLE

 
Para mim o meu Personal Learning Environment(PLE) envolve a minha vida estudantil e profissional. Deste ponto de vista eu faço uso de ferramentas no meu processo de aprendizagem que são comuns à minha vida profissional.
No conjunto de ferramentas disponíveis on line, mais as ferramentas e os serviços, num  contexto que pode ser ou não formal, que está inerente ao processo de aprendizagem, na minha vida, é todo ele comum e encaminhado para a minha vida profissional, pois sou docente na area da música, onde vivo muito on line e utilizo muitas ferramentas da web, e sou também gerente de uma empresa, onde a gestão da loja on line mais a publicidade na web passa por mim.
Eu tenho uma vida on line muito intensa mas também possuo uma vida off line que não pode ser dissociada deste contexto.
Se pensarmos no ambiente de trabalho de um PC reparamos que geralmente colocamos lá os atalhos que mais nos fazem falta diáriamente, por uma questão de facilidade de acesso e também porque são os mais utilizados, se adquarmos este exemplo a um PLE, a figura acima seria o meu "ambiente de trabalho".
Assim, o meu PLE, está disposto com 5 pontos chave do meu ambiente de aprendizagem, a plataforma, a partilha de informação, a reflexão e a pesquisa, que geralmente utilizo para estudar mas também para trabalhar, e as redes sociais onde além de confraternizar também as uso para divulgação de atividades,produtos e outros, conseguindo  absorver estes 5 pontos nas minhas atividades profissionais.
Por tudo isto a imagem acima exposta é o meu PLE.
 

1 comentário:

  1. Olá Ricardo.
    Muito interessante a forma como descreves o teu PLE, e realças que para além de tanta ferramenta e aplicação online e da nossa vida hoje em dia depender destas mesmas ferramentas, também temos uma vida pessoal que por vezes nos é difícil mantê-la offline.
    Parabéns e continuação de realização e partilha de excelentes trabalhos
    Adelaide Dias

    ResponderEliminar